FHE Ventures

Simbiose tecnologica

Simbiose Tecnológica: A interação da tecnologia em benefício das pessoas

A simbiose é definida como interação entre duas espécies que vivem juntas, em benefício mútuo. Entretanto, você conhece o termo “simbiose tecnológica”? Na biologia, a simbiose é definida como interação entre duas espécies diferentes que vivem juntas em harmonia e têm uma relação de benefício mútuo. Porém, no ramo de inovação, surge o termo “simbiose tecnológica”, que traz uma analogia vinculada à interação de diferentes tecnologias que, juntas, se complementam para formar uma terceira solução. A mesma interpretação pode ser relacionada à união de organizações que podem cocriar inovações e obterem benefícios mútuos. O contexto tem uma correlação ao modelo de inovação aberta, conceito proposto por Henry Chesbrough, em 2003.

Quer saber mais sobre como a simbiose tecnológica pode beneficiar empresas e grupos de pesquisas?

Simbiose tecnológica: desenvolvimento e inovação aberta     

                                                                                                       
A união entre organizações para que possam, juntas, desenvolver soluções inovadoras tem ganhado mais empresas adeptas ao passar do tempo. De acordo com o levantamento 100 Open Startups, entre 2016 e 2020, o modelo de cooperação cresceu 1.900%, passando de 82 para 1.635 organizações. Somente no ano de 2020, 58% das empresas que buscaram startups para inovar conseguiram firmar parcerias com ao menos uma. A mesma pesquisa revelou que 8 em cada 10 executivos procuram parcerias com startups a fim de encontrar soluções inovadoras para suas empresas.

O modelo de inovação aberta, que permite a abertura de uma companhia para outras parcerias tem se mostrado vantajoso por apresentar benefícios tanto em custos, como conquistas de novos mercados.

Benefícios da inovação aberta

Ao adotar a inovação aberta, as companhias podem reduzir o tempo de desenvolvimento de soluções, haja vista que terão mais recursos de mão de obra e infraestrutura para a criação. Durante cada etapa, os custos são reduzidos e o tempo de inovação é acelerado, o que pode aumentar a eficiência. Além disso, produtos já existentes podem ser melhorados, é possível adaptar a base de conhecimento, se alinhando às mudanças do mercado, receber talentos externos, ampliar a visão de negócios, entre outros.

Simbiose tecnológica no MilSênior

Nós, do MilSênior, promovemos a inovação aberta por meio do Programa Simbiose Mil, em que empresas de tecnologia, institutos de ciência e tecnologia, grupos de pesquisa, estudantes, entre outros profissionais e organizações podem fazer parte de nosso ecossistema para, juntos, desenvolvermos soluções que promovam melhorias na saúde coletiva.

Inscrições abertas: se você faz parte de uma organização ligada à tecnologia e tem interesse em inovação, inscreva-se no Programa de Inovação Aberta Simbiose Mil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.