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Tempo é dinheiro: estratégias para maximizar a produtividade

No mundo agitado da atualidade, em que cada minuto importa e a pressão por resultados é constante, o ditado “tempo é dinheiro” ecoa como uma verdade inegável. 

Independentemente do cargo ou da função, a gestão eficaz é uma habilidade crucial para alcançar metas e impulsionar a produtividade, valorizando os demais profissionais da equipe

Descobrir estratégias para otimizar o tempo pode ser a chave para o sucesso em qualquer área profissional. 

Priorização assertiva para o “tempo é dinheiro”

Identificar tarefas e projetos que têm maior impacto é o primeiro passo. Classificar as demandas com base na importância e urgência pode ajudar a direcionar energia e a melhor pessoa da equipe para cada demanda, contribuindo também para a estruturação do time.  

Delegação eficiente 

Ninguém trabalha sozinho, e o bom gestor precisa entender que uma equipe eficiente é composta por pessoas plurais e diversificadas, cada uma atendendo critérios diferentes para compor um conjunto de habilidades e competências que vão impulsionar todo o setor. 

Portanto, mesmo sem estar no topo da hierarquia, é possível delegar responsabilidades e confiar nas habilidades dos colegas. 

Novas abordagens e ferramentas  

Não é necessário ser um especialista em tecnologia para encontrar aplicativos ou métodos que ajudem na organização do tempo e no aumento da eficiência da equipe. 

Aqui ainda vale destacar três teorias de gestão que são frequentemente aplicadas no ambiente corporativo. Confira quais são elas:

Matriz de Eisenhower

Classifica as tarefas com base em sua importância e urgência. Então, dividindo-as em quatro quadrantes: importante e urgente; importante, mas não urgente; urgente, mas não importante; nem urgente, nem importante.  

Portanto, isso ajuda na priorização e no foco das ações de maior impacto. 

Lei de Parkinson

Afirma que o trabalho se estende para preencher o tempo disponível para sua conclusão. 

Ou seja, se existir um prazo mais longo para uma tarefa, é provável que ela demore mais para ser concluída. 

Portanto, definir prazos mais curtos pode aumentar a eficiência da equipe. O mesmo acontece com reuniões. 

Aquelas agendadas com 45 minutos de duração são tão eficientes quanto as agendadas com 1 hora de duração. Basta deixar o tempo limite para a discussão bem alinhado com os participantes. 

Princípio de Pareto (regra 80/20)

Diz que 80% dos resultados vêm de 20% dos esforços. Direcionado às atividades que geram maior resultado em menor tempo, o gestor pode focar naquilo que mais importa para a empresa. 

Existem ainda outras técnicas e metodologias, como a Gestão de Fluxo e a Técnica de Pomodoro

Porém, cada pessoa precisa identificar aquela que mais se adequa, a partir do seu perfil profissional e do seu time. 

A gestão de tempo, na verdade, trata-se de encontrar o equilíbrio entre produtividade e qualidade de vida. 

Assim, garantindo que cada ação esteja alinhada com metas e prioridades pessoais e profissionais. Afinal, no mundo dinâmico da atualidade, dominar essa arte é uma necessidade. 

Fonte: https://jornalgranderio.com/tempo-e-dinheiro-estrategias-para-maximizar-a-produtividade/

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