Review – The Little Book That Beats the Market

O tema desse mês será o livro “The Little Book that Beats the Market” escrito por Joel Greenblatt em 2010, fazendo parte da famosa linha de livros “The Little Book” que ensina sobre investimentos de maneira fácil e rápida, em livros de tamanhos pequenos e convidativos. Joel é um megainvestidor extremamente importante e influente no cenário norte americano professor da escola de negócios de Columbia e graduado em negócios pela escola de negócios da Universidade da Pensilvânia. Joel é também famoso pelos seus trabalhos em filantropia na cidade de NY. 

O tema do livro é o que o autor chama de fórmula mágica de investimentos, uma maneira certa de ganhar dinheiro no longo prazo através do investimento em ações de forma inteligente. O autor começa o livro definindo alguns conceitos básicos, importantes para que o leitor consiga entender o restante do livro. 

O primeiro destes é o conceito de retorno sob o capital. Quando alguém investe 100 reais em um negócio e espera retirar 20 reais por ano daquele negócio na forma de lucros, ele espera um retorno de 20% sob o capital investido – repare que quanto maior o valor inicial investido e menor o lucro obtido, menor é esse retorno. Se o investimento fosse de 200 reais e o lucro de 10 reais, o retorno seria de 5%. Esse conceito é muito importante para se comparar com o que se chama de custo de oportunidade, sendo o custo de oportunidade mais básico de todos os rendimentos livres de risco do tesouro americano. Em outras palavras, se você espera um retorno de 5% ao ano sob o capital investido, a primeira coisa que deve olhar é o rendimento do tesouro americano, se este estiver pagando 6%, por exemplo, tal negócio simplesmente não vale a pena. 

O autor, em relação a isso, pontua ainda que quanto maior o rendimento sob capital de um negócio, melhor ele é, pois maiores serão seus frutos em se investir nele. Note que existem duas formas de se aumentar o rendimento sob capital: diminuindo o investimento inicial, ou seja, estruturando um negócio asset light, ou aumentando os lucros que, por sua vez, podem ser aumentados ou vendendo mais produtos, ou cobrando mais por cada produto, ou gastando menos para produzir cada produto. 

Somente nessa parte já temos lições valiosas: se você quer empreender, criar modelos de negócio mais inteligentes e eficientes, solucionar problemas da sociedade e receber suas recompensas para isso, pense que – a menos que tenha um produto ou solução totalmente inovadora que ainda não existe no mercado, o que é extremamente raro no mundo atual – para construir um negócio com qualidade superior você precisa melhorar o retorno sobre capital dele e, para isso, precisa tomar algumas daquelas atitudes citadas acima. 

Após isso, o autor segue para a explicação do que é a razão P/L. Esse número, muito utilizado no mundo dos investimentos, é derivado da divisão do preço de mercado daquela empresa (ou seja, quanto aquela empresa vale, qual o seu valuation) pelo valor que ela lucra por ano. Ela é derivada de um raciocínio simples, quanto mais paga-se por uma empresa maior tem que ser o lucro dela para que o retorno sob o capital seja atrativo. Imagine por exemplo que você compre uma empresa que lucra um milhão de reais por ano por somente dois milhões de reais, você pagará a compra em dois anos e ficará rico (o P/L dela é 2). Agora pense que você comprou a mesma empresa que lucra 1 milhão de reais por ano por 200 milhões de reais, você ficará 200 anos para pagar a empresa, ou seja, nunca verá esse dinheiro e ficou no prejuízo pois se tivesse investido os 200 milhões no tesouro americano, ganharia mais dinheiro por ano (o P/L dela é 200). 

Desse ponto sai outra lição importante, mas para isso precisamos entender primeiro uma segunda parte desse raciocínio que são os lucros futuros. Continue imaginando que a primeira empresa citada lucra 1 milhão por ano, mas esse é o último ano que terá esse lucro e a partir de ano que vem ela não lucrará nada, agora a compra dela já se tornou péssima pois gerará um prejuízo de 1 milhão de reais, mesmo com P/L de 2. Por outro lado, pense que a segunda empresa lucra 1 milhão por ano, mas a partir do ano que vem lucrará 10, e no seguinte 20, e depois 30. Agora sua compra já se tornou interessante, mesmo com P/L de 200. 

A importância disso é nos momentos de captação de investimentos. Se você conseguir comprovar para os investidores que o P/L da sua startup está baixo e que o lucro não cairá (cenário incomum no mundo das startups que tem P/Ls altos mas expectativas de crescimento altas) ou que apesar de ele estar alto, os lucros crescerão tremendamente, os investidores irão colocar dinheiro na sua startup, é simples assim. E desse momento parte novamente a necessidade de elaboração de um plano de negócios, de previsão de custos e receitas, estipulação de crescimento, precificação dos produtos etc. Somente com todos os estudos bem definidos, com os objetivos bem acertados, e com tudo bem tabelado será possível que você convença os investidores de que tais premissas são verdadeiras. 

Voltando então ao livro, a dita fórmula mágica do autor se deriva sobretudo desses dois pontos: invista em empresas que têm retorno alto sob capital e compre-as quando o “preço do seu lucro”, determinado pelo P/L, estiver baixo, ou com grandes expectativas, fundamentadas, de crescimento considerável. Caso o investidor compre uma quantidade considerável delas, mesmo com os riscos particulares de cada uma, como defasagem de produtos, problemas societários, problemas de regulamentação etc, os riscos irão se cancelar e o raciocínio lógico de base permanecerá, gerando retorno sob o capital empregado, ou lucro. 

O livro, portanto, é leitura essencial para qualquer um que queira empreender – e obviamente para todos que querem investir – pois fala extensamente sobre vários pontos que podem fazer as empresas obterem sucesso, fala como se fazer as pesquisas necessárias para tal, e fala também como estruturar planos de negócios e produtos que gerem condições para que empresas de qualidade surpreendente se desenvolvam. 

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