Provavelmente você já ouviu falar da Teoria dos Seis Graus de Separação, do psicólogo americano Stanley Milgram, mas o que isso tem a ver com networking?
A teoria, reforçada por um estudo da Microsoft em 2006 e retratada no TEDx FCMMG com o tema “O sucesso é o final de uma rede de conexões rumo ao mesmo propósito” diz que estamos a menos de 6 pessoas de qualquer pessoa no mundo.
De acordo com o Facebook, em estudo feito em 2016 até menos, 3,57 graus de separação.
O que todas as teorias querem demonstrar é o poder das conexões para chegar ao mesmo final, em busca do sucesso, e isso só é possível porque os caminhos de todos se cruzam rumo a um mesmo objetivo, que no mundo das startups é o de resolver a dor do mercado, de forma escalável e inovadora.
Essas conexões são também chamadas de networking, que por definição é a capacidade de conectar sua rede de contatos, trocando informações e dados importantes, tendo como fim a colaboração e crescimento mútuos.
É exatamente isso que as startups precisam: auxílio para seu crescimento, junto a uma rede de contatos experiente em diversas áreas de atuação.
O grande segredo do crescimento exponencial das startups está na busca por validação do seu produto, análise cuidadosa da dor a ser resolvida e feedbacks externos feitos por pessoas que representam seus Stakeholders.
O colaborador da startup muitas vezes está viciado na solução proposta pela empresa e precisa de visões externas e demais opiniões.
A pergunta é: como?
Maneiras de criar e aproveitar o networking para contribuir para o crescimento da startup
Abaixo, trouxemos algumas delas, fazendo com que seja possível pensar além e projetar uma visão de futuro com ainda mais chances de sucesso.
Benchmarking
Avaliação de empresas parceiras ou concorrentes, para incorporar melhores práticas de mercado, gestão e métodos.
Participação em feiras e eventos
Nas feiras e eventos, a startup consegue fazer novos contatos, de áreas de interesse em comum, e analisar os resultados e apresentações dos concorrentes.
Investimento-anjo
Como o próprio nome diz, o anjo é o responsável por escalar a startup, não apenas com o dinheiro necessário para o crescimento da empresa, mas também contribuindo com sua experiência.
Consultores e mentores
Aprender com quem já sabe, ou melhor, com quem já errou (e consertou rápido o erro), e pessoas especializadas em desenvolver startups é fundamental, porque além de aprender a teoria com eles, vão levar os ensinamentos dos seus próprios networkings para o trabalho com a startup.
Venture Builder
Diferente dos fundos de investimentos clássicos, a Venture Builder ajuda no crescimento da startup tornando-se sócia estratégica da empresa, levando para próximo dos empreendedores seus investidores-anjo e auxiliando na expansão de mercado e governança corporativa.
Resumidamente, o networking é a estratégia fundamental para que a startup possa se destacar e atravessar o “vale da morte”, que é o momento crucial de maiores riscos, quando a empresa ainda está validando seu produto e ganhando notabilidade no mercado.
Ampliando a rede de conexões, resolvendo uma dor latente do mercado e analisando os concorrentes de forma adequada e precisa, com opiniões externas, com mentores, consultores e investidores-anjo, as chances de crescimento são exponencialmente maiores.
Retomando a teoria de Milgram, todos estamos a 6 pessoas de qualquer pessoa no mundo, desde que nos conectemos a pessoas que tenham o mesmo propósito. E todos caminharão juntos rumo ao sucesso compartilhado.
Como somos, atualmente, 7,8 bilhões de habitantes no mundo, as startups têm uma rede logicamente infinita de conexões a serem feitas com o intuito de resolver o problema do cliente e ganhar notoriedade no mercado.
Fonte: https://startupi.com.br/como-o-networking-ajuda-startups-escalarem-mais-rapido/