Você já ouviu a expressão “De milhões”? Recentemente essa expressão tem sido muito utilizada pelos usuários das redes sociais, trazendo junto a ela uma percepção de valor e autoridade. No entanto, entender esse novo conceito e se atualizar nesse cenário faz toda a diferença para quem quer se posicionar no mercado.
A construção de uma marca forte tem sido pauta de muitas discussões, sendo assim dentro de suas perspectivas, trabalhar seu valor é essencial. Além disso, o brand equity, que se refere ao valor agregado a algum produto ou serviço devido a “força” de uma marca ou brand, é um diferencial para a percepção do cliente e da empresa. É indispensável que as marcas procuram cada vez mais agregar valor, buscando sempre gerar um conhecimento mais amplo e preciso.
As redes sociais têm se tornado mais que uma grande vitrine, um marketplace. Desta maneira, esse é um modelo de negócio cheio de vantagens e que atinge todos envolvidos. Como diz a famosa frase: “quem não é visto também não é lembrado”, nas redes sociais não é diferente, tendo em vista isso, existem alguns critérios que precisam ser observados para melhor visibilidade do seu negócio, como:
POSICIONAMENTO
Saber quem você é, e qual lugar deseja chegar é fundamental para traçar seu posicionamento. Sendo assim, um grande diferencial é se estabelecer no mercado, pois um posicionamento de marca bem elaborado comunica quais os valores em que a empresa acredita, e identifica quais pontos de contato e de afinidade podem ser compartilhados entre a marca e seus seguidores.
AUTORIDADE
O lugar de autoridade é a posição mais desejada no meio digital. Quando se constrói uma marca de valor, se posicionar como autoridade traz credibilidade e confiança aos seus seguidores, tornando-a uma referência. Portanto, construir uma jornada de autoridade no meio digital requer alguns pontos, como:
- Saiba quem é o seu público alvo
Segmentar o público a ser atingido é o primeiro passo para se comunicar. A partir desse ponto conseguimos traçar metas de como será essa comunicação, para quem e porquê, atingindo seu objetivo de uma forma mais clara e objetiva.
- Saiba as dores da sua persona
Depois de descobrir com quem irá se comunicar, é fundamental saber também as principais dores da sua persona. Vivemos um cenário onde todos estão em busca de conhecimento e necessitam de pessoas que consigam sanar suas dificuldades encontradas. Logo, saber quais são os problemas, motivações e necessidades do seu público, direciona você a trabalhar de maneira estratégica e focada.
- Saiba usar o marketing de conteúdo
Depois de segmentar o público-alvo e as principais dores da sua persona, chegou a hora de avançar em marketing de conteúdo, criando uma comunicação de valor. Além disso, a “aparência” nas redes sociais não pode passar despercebida, por isso, os conteúdos precisam educar, ajudar e contribuir aos seus seguidores. Desta maneira, investir em posts, parcerias com marcas e influenciadores, e aproveitar de todas as ferramentas disponíveis pelas redes sociais, pode gerar um grande fluxo de acessos, interesses e leads.
RECONHECIMENTO
Quando todos esses pontos são trabalhados de maneiras corretas, alcançar o reconhecimento do público é uma consequência. Nas redes sociais o engajamento gerado é fundamental para medir as métricas e os insights dos seus seguidores, com eles é possível saber se realmente está seguindo o caminho correto ou onde é necessário mudar a direção.
Segundo estudo divulgado pela plataforma Cupom Válido, que reuniu dados da Hootsuite e WeAreSocial, sobre o uso de redes sociais no Brasil e no mundo, mais de 4,2 bilhões de pessoas utilizam redes sociais, o que representa 53,6% da população mundial.
Levando em consideração todos os pontos citados, agora ficou fácil saber porque a expressão “de milhões” tem sido tão citada e gerado tanto valor à uma postagem. Quem não quer ter sua startup sendo reconhecida como “A startup de milhões”, não é mesmo?!