Com tecnologia, o QiDent quer tornar seu consultório mais rentável!
Pensando em precificar tratamentos dentários, a QiDent está surgindo no mercado com um aplicativo que funciona como uma calculadora de preços de procedimentos odontológicos.
Porém, não pense que é apenas um comparativo entre concorrentes diretos e indiretos, pois a ferramenta mostra todos os custos envolvidos na execução dos procedimentos, com seus respectivos lucros, para ajudar os dentistas a aumentar a rentabilidade de seus consultórios.
Precificar tratamentos dentários pode ser mais fácil do que você imagina
A QiDent resolve a dificuldade de precificação para esses profissionais. Em geral, segundo os fundadores da solução, os dentistas não têm o aprofundamento necessário para questões de gestão de custos, principalmente os variáveis.
“Precificando às cegas, com base nos preços dos concorrentes, muitos dentistas estão com agenda cheia e faturamento alto, mas com pouco lucro, fator que coloca em risco seu negócio”, afirma o CEO Marvio Viceconti Costa Charles.
Ainda de acordo com o CEO, o que torna a QiDent especial é a sua inteligência de dados, que permite uma precificação de tratamentos odontológicos eficaz.
“As próximas funcionalidades do QiDent — financiamento de tratamentos, gestão financeira, gestão contábil e captação de pacientes — o colocarão como uma solução única no mercado.”
Como surgiu o QiDent
Marvio Viceconti Costa Charles é dentista, especialista em Dentística, pós-graduado em Periodontia, especialista em Gestão de Negócios pela FDC. Mentor e consultor de diversos dentistas e clínicas odontológicas em todo o Brasil, já tendo ensinado seu método “Faturar sem Atender” a mais de 892 dentistas.
Marvio dava aula de gestão de clínicas odontológicas em cursos de pós-graduação em Odontologia e percebeu como um dos desafios enfrentados, o uso de planilhas para ensinar a precificação de tratamentos, tendo visto que, por mais simples que elas fossem, os dentistas não as usavam e continuavam precificando seus tratamentos empiricamente, muitas vezes tendo prejuízos.
Dessa forma, resolveu procurar Samuel Gauer, com a ideia de desenvolver um aplicativo que funcionasse como uma calculadora de preços de tratamentos odontológicos.
Samuel, formado em Sistema de Informação, com MBA em Gestão de Empresas pela FGV, foi sócio por 17 anos de uma empresa de tecnologia, onde desenvolveu uma sólida experiência em construção de softwares, desde sua concepção à comercialização.
Assim, ambos trabalharam juntos, através de suas expertises, no desenvolvimento do app e, em novembro de 2020, a primeira versão do QiDent foi lançada no mercado.
Como está a operação do QiDent hoje
Atualmente, a operação do QiDent é remota e conta com o trabalho dos dois sócios, tendo duas versões, uma gratuita e outra paga.
Hoje já são 18.307 usuários que usam o app gratuitamente e 2.935 pagantes, sendo oferecidos dois tipos de assinatura: mensal e anual, com preços bastante acessíveis aos profissionais.
A startup está recebendo no momento um aporte para realizar estruturações e evoluções, tanto no desenvolvimento do produto como na área comercial e de marketing.
Além disso, o QiDent faz parte do portfólio da FHE Ventures, que está ajudando na aceleração da startup.
“Estamos reestruturando o nosso posicionamento e com a entrada da FHE Ventures, acelerando os processos, conexões e possibilidades do mercado.”, disse Marvio em entrevista.
Ainda segundo ele, “A grande maioria dos players deste mercado precifica seus tratamentos de maneira empírica, copiando os preços de concorrentes e colocando um pouco acima ou abaixo, de acordo com a aceitação dos clientes. Fazem assim pelo fato de a precificação de tratamentos odontológicos ser algo complexo e trabalhoso, distante do conhecimento que os dentistas dominam. Isto tem feito milhares de dentistas trabalharem com margens de lucro muito baixas ou até mesmo no prejuízo. O QiDent simplifica toda esta dificuldade, permitindo que os dentistas enxerguem facilmente seus custos e precifiquem seus tratamentos com lucro, de forma até divertida, que estimula a gestão e busca por resultados.”
Principais desafios observados
Na parte comercial, será preciso explorar todo o potencial do mercado. Segundo Marvio, existem 387.497 dentistas e 68.836 clínicas odontológicas, como PJ.
Outro ponto é a comunicação e o marketing, pois é necessário estabelecer uma comunicação que mostre aos dentistas que a solução fará diferença para o dia a dia.
Além disso, cita o desafio do funcionamento do app, para que fique amigável e acessível aos usuários, a ponto de adotarem a ferramenta de forma ainda mais comprometida.
E por fim, como último desafio, menciona a necessidade de desenvolver as novas funcionalidades com agilidade e eficiência.
“O QiDent, se fortalecendo com uma ferramenta operacional e de tomada de decisão, pode servir como um portal para nossos clientes acessarem outros serviços, como o de compra de materiais odontológicos, crediário para tratamentos, anúncios de marketing etc. O app também provou ser um excelente captador de leads e isto abrirá o mercado para vendermos a ferramenta com as inovações que pretendemos fazer. Enfim, queremos ser uma central de soluções de problemas de gestão de clínicas: precificação, vendas, captação de pacientes, seleção de dentistas para equipe, compra de materiais, financiamento de tratamentos”, conta Marvio.
Fonte (com pequenas adaptações): https://www.projetodraft.com/voce-e-dentista-e-nao-sabe-como-precificar-cada-trabalho-com-tecnologia-o-qident-quer-tornar-seu-consultorio-mais-rentavel/