
Fundada em 2021, a Intellia é uma plataforma de Inteligência Artificial focada no auxílio diagnóstico por imagens.
A Startup surgiu das dificuldades geradas pela pandemia de COVID-19: para ajudar o sistema de saúde, os empreendedores se uniram para elaborar o primeiro case. Este foi um sistema de IA capaz de distinguir COVID X não-COVID em imagens de TC pulmonar, que alcançou acurácia de 97%, e sobre o qual será inclusive publicado um estudo científico em revista internacional.
Atualmente está focada no desenvolvimento de um sistema para o auxílio diagnóstico em casos suspeitos de melanoma através da análise por IA de imagens das lesões, feitas a partir de dermatoscópios.

O dilema
O mundo diagnóstico nos dias atuais é altamente complexo. São várias síndromes, etiologias, exames disponíveis e exigências extremamente altas.
Há também, vários locais que não dispõem de recursos suficientes nem de todos os especialistas necessários para realizar um diagnóstico mais seguro. A necessidade de ser detalhista na abordagem de estudo dos padrões dos exames de imagem, a natureza humana, pouco propensa a ser eficiente em trabalhos repetitivos e minuciosos, contribuem ainda mais para a sensação de que seria possível obter grande ajuda com a cooperação dos computadores.
A solução para o problema
Pensando em todas essas questões, a Intellia desenvolveu uma plataforma capaz de auxiliar o diagnóstico
médico por imagem, tendo atualmente duas funcionalidades: o diagnóstico da etiologia COVID x não-COVID em Tomografias Computadorizadas de pneumonias – já totalmente completo – e o diagnóstico de melanoma frente a imagens de lesões de pele, feitas por dermatoscópios.
Basta que o médico entre na plataforma, faça upload do arquivo e o sistema emitirá um laudo sugestivo de sua conclusão, especificando ainda os motivos específicos para tal resultado